sábado, 16 de julho de 2011

Burlesque

Não vim falar do filme Burlesque, quer dizer, ele vai estar no meio... ENFIM, estou aqui para falar das artistas burlescas e do que se trata o burlesco.
Burlesco, como muitos pensam, não é apenas um espetáculo com strippers.
O Burlesco é um direto descendente da chamada Commedia dell'arte, uma forma de teatro de improviso que se realizava na Itália, muito popular entre os séculos XV e XVII. Eram pequenas companhias compostas no máximo por 10 elementos que viviam das contribuíções populares aquando das suas performances ao ar livre. Versavam temas convencionais da época como o ciúme, o adultério, os afetos e mesmo alguns peças de comédias romanas e gregas perdidas no tempo. Muitas dessas peças romanas e gregas tinham personagens que satirizavam escandalos locais, eventos da altura, gostos regionais, piadas variadas de caríz cultural, etc..


Sendo Commedia dell'arte uma das fontes principais de muitas das artes perfomativas modernas ( ballet, marionetes, comédia stand-up, sátira, pantomina, strip-tease, dança erótica, entre muitas outras) naturalmente ela acabou por ter expressão num país recente como os Estados Unidos da América. 

O Burlesco trata-se de uma rica forma de arte musical e cómica nos Estados Unidos da América que remonta aos anos de 1830/40 e que se foi redefinindo ao longo de décadas até essencialmente 1960. No seu inicio, no século XIX, o Burlesco teve um papel fundamental na mudança de costumes, principalmente na visão sexual da mulher. Pela primeira vez a mulher norte-americana podia mostrar o seu corpo, fato esse que iria marcar decisivamente toda a cultura popular associada ao género feminino, e posteriormente desenvolvida pelas chamadas Indústrias Culturais. Expressava igualmente o confronto entre a cultura aristocrata da época e a nova cultura operária que surgia em massa.



Assim, no século XIX o termo burlesco era ainda usado para um conjunto de espectáculos cómicos, que pretendia satirizar o modo de vida das elites socio-económicas dos E.U.A. e da Inglaterra. O seu sucesso junto das classes mais desfavorecidas e da classe média em muito deve a essa linguagem de crítica social em forma de comédia.

Hoje em dia ainda existem artistas burlescos. Geralmente mulheres já que o burlesco atual preza bastante a sexualidade, principalmente a feminina. 

Dita Von Teese, que já visitou nosso país com seu espetáculo.

Dirty Martini. Diferente das outras, ela é um 'pouco' mais avantajada.

<



E também a dançarina burlesca Veronica Varlow.

Agora falando do filme...
O filme Burlesque, estrelado por Christina Aguilera e Cher, tem sua história em torno de um bar onde acontecem apresentações burlescas. Aconselho o filme para quem gostaria de ver algumas encenações desse gênero. Há outros filmes que trazem o burlesco, como Moulin Rouge e Chicago.
Por fim, um pouquinho da Aguilera Bursleca para vocês:



xx



Nenhum comentário:

Postar um comentário