Essa semana na aula de artes, estávamos discutindo ... NÃO INTERESSA O QUE ESTAVAMOS DISCUTIMOS, aloka.... Indo direto ao ponto:
Saberes estéticos e culturais.
EXPLICANDO: São influências, práticas e aprendizados que formam nosso caráter estético/cultural.
A minha professora deu exemplos da vida dela e aproveitando esse embalo da semana da criança que ta dodo mundo meio nostálgico, eu resolvi entrar nessa e falar um pouco das minhas influências culturais, melhor dizendo, o que formou o meu caráter cultural.
Começando pela minha infância:
Acho que realmente nasci pra gostar de música, principalmente pop. Eu gostava de Madonna e Cyndi Lauper quando era pequeno ! Culpa da minha mãe. Culpa dela também foi eu me apaixonar pela Ana Carolina. Na aula eu disse pra professora que meus pais só escutavam sertanejo e isso não tinha me influenciado, mas pensando melhor em casa vi que tinha muita coisa que eles me acrescentaram, meu pai, por exemplo, me fez gostar de Elvis e Johnny Rivers. Nessa época também minha tia me ensinou a amar Alanis, ela era muito viciada, não tinha como não escutar XD
Comecei a frequentar a igreja (sim eu fui e ainda vou) e comecei a fazer parte do coral e fui pegando gosto pela coisa. Uma tia do meu pai canta na igreja, na mesma que eu e foi ela que me incentivou a ficar por lá no coral.
Nessa mesma época (não faz tanto tempo, só uns 5/6 anos) eu comecei a fazer aulas de violão.
O povo sempre acha que eu só gosto de pop, mas eu também tenho cultura rock tá, meu tio me colocava pra dormir ao som de Metallica u_ú .
P.S: Madonna Raphael ? E você ainda se achava hétero... XD
Passemos aos livros....
Sempre gostei de livros de aventura e Harry Potter é minha paixão. Eu lembro de ler livros espíritas com a minha mãe e eu gostava muito, gosto até hoje, Nosso Lar é tão perfeito *-*
Gosto também de ler livros sobre história. Sempre me fascinou tudo que era relaciona a antiguidade e mitologia.
E na adolescência....
Continuei gostando de Harry Potter, Madonna, Cyndi, Elvis e alalallalala......... MAAAAAAAAAAS um ser divino de cabelos loiros, azuis, verdes, amarelo e outras cores apareceu na minha vida me fazendo me apaixonar mais pela música e consequentemente pela dança !
LADY GAGA *---* Ai que previsível né :P
E através dela começaram a surgir outras referencias na minha vidinha.
Ícones da moda, da história e do cinema.
Por letras da Gaga eu fui atrás da história de uma das maiores lendas da cinematografia, Marilyn Monroe. Sua história me fascinou demais e ela se tornou um ícone pra mim, não só pela sua contribuição para a cultura mundial, mas por outros aspectos que fogem um pouco do assunto desse post.
Voltando a Gaga, ela me fez querer cantar mais mais e então me levei pelas aulas de canto. Ai é tão bom *-*
Não sei se tenho futuro nisso, mas eu gosto e minha professora me elogia ;X
Arte Burlesca e Cinema
MEU DEUUUUUUUS, a sensualidade, a música, a história! Meus olhinhos até brilham ! O que mais me marca disso tudo, do burlesco, é que existe música, dança, uma história no fundo (um teatro), uma verdadeira performance.
O cinema me levou ao burlesco e o cinema também me fez tão feliz, não só o cinema como o teatro. Os musicais que um dia brilharam na Broadway se tornaram filmes que eu não me canso de assistir e cantar junto: O Fantasma da Ópera, Mamma Mia!, The Rocky Horror Picture Show e muito mais. Glee também entra aqui né produção ?
Falando em cinema... Tim Burton AAAAAH como ele me fez feliz *-* Ele me fez entender o stop motion e amar as animações sombrias misturadas com trilhas sonoras maravilhosas!
Jack, A Noiva Cadáver e Sweeney Todd, os meus prediletos *-*
A parte que eu mais gosto....
Moda não é apenas consumismo e capitalismo excessivo... Isso é tendência, moda no meu entendimento é arte em uma expressão tão intensamente pura que me deixa extasiado. Eu deixei me levar por esse caminho da moda, mas precisamente pelo caminho excêntrico da coisa. Alexander McQueen, Vivienne Westowood, Gareth Pugh, Giorgio Armani, John Galliano, Jean Paul Gaultier, entre outros... Ver os desfiles não é apenas um modo de descobrir o que vai se tornar tendência no inverno ou verão seguinte, é tentar entender o que o artista quer te passar, no que ele se inspirou para criar aquela roupa e no que a roupa vai te inspirar. Não se trata de dinheiro, se trata de amor e arte. Tudo que eu falei até esse ponto me faz entender que o meu maior saber estético cultural é sobre moda. Eu tento relacionar a moda a tudo, cinema, música e a arte. Pensando bem é isso mesmo. Minha mãe é meu maior ícone fashion, nunca esqueço dela me explicando a diferença de um scarpin pra um peep toe XD
Ah posso melhorar isso não é ? Moda e música andam lado a lado, já dizia Lady Gaga, e também penso assim, eu amo música, na minha vida toda eu acho que a música me cercou de uma maneira ou outra, e a moda também estava ali, eu só não tinha percebido.
"We are nothing without our image. Without our projection. Without the spiritual hologram of who we perceive ourselves to be, or to become, in the future.
When you're lonely, I'll be lonely too... And this is the fame.
Love and art.
12-18 1974"
LG
Nenhum comentário:
Postar um comentário